terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como ensinar matemática para alunos com deficiência intelectual



Para ensinar a adição e a subtração para alunos com deficiência intelectual é essencial considerar as noções que ele já carrega sobre as quantidades

As possibilidades de trabalho sobre o campo aditivo com alunos com deficiência intelectual são muitas, assim como os tipos de deficiência. Conhecer a criança é fundamental para realizar a inclusão sem estereotipá-la e sem focar no que ela não consegue, mas no que ela é capaz de alcançar. "O trabalho está muito mais relacionado à potencialidade do que à limitação", explica Daniela Alonso, psicopedagoga e selecionadora do Prêmio Victor Civita, na categoria de Inclusão.

No contraturno, o AEE pode contribuir exercitando mais as contagens e os procedimentos de cálculos. É importante uma conversa com a família também para que o aprendizado da adição e da subtração faça também sentido fora da escola. Conhecer o contexto desse aluno é importante para sugerir situações que se relacionam ao cotidiano dele. Quanto mais usual for a situação proposta, melhor será a compreensão dos problemas.

Como educador, é preciso que você foque o seu objetivo no que esse aluno pode alcançar dentro de cada proposta e nas formas de interação na sala de aula. Se necessário, antecipe ou repita as atividades propostas e retome os conteúdos já trabalhados. Mesmo que não adquira os conhecimentos ao mesmo tempo em que a maioria da turma, ajustes nas atividades podem fazer com que ele participe das aulas e progrida nos conhecimentos que envolvem esse conteúdo.

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/roteiro-didatico-adicao-subtracao-1-2-3-ano-matematica

Um comentário:

  1. Olá Luciana...
    Primeiramente quero agradecer por visitar meu blog e comentar.Obrigada e se possível volte sempre, pois farei o mesmo com você! Também quero dizer que seu blog e lindo e muito instrutivo, sabemos que quem trabalha com alunos especiais necessita de interações e trocas constantes. Um beijo no coração ...

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