segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A concepção sociointeracionista para alunos com NEE


De acordo com o Projeto Incluir a concepção sociointeracionista é a mais adequada para se fazer um trabalho apropriado com crianças com necessidades educacionais especiais, porque nele a criança interage com seus pares em situações diferenciadas, e isso é importante para a aquisição do conhecimento.
Segundo essa abordagem, o desenvolvimento e a aprendizagem apesar de distintas, caminham juntos. Daí a importância da não segregação desses alunos em escolas “especiais”. A interação entre alunos com níveis mais avançados de conhecimento com alunos com NEE culmina em um maior sucesso desses alunos. Nesse processo de interação, esses alunos sentem-se mais confiantes e capazes de melhorar suas dificuldades, aumentando assim sua motivação na aquisição do conhecimento, bem como aumenta sua autoestima.
Nesse contexto, o professor busca então realizar um trabalho pedagógico que atenda às necessidades dos alunos com NEE, incluindo-os na sala regular, e fazendo um diagnóstico para conhecer o potencial dos mesmos, encontrando assim, melhores estratégias para a intervenção pedagógica, que tornem a aprendizagem mais significativa para os alunos. Valorizar as suas capacidades, talentos e interesses abrem portas para a sua aprendizagem e para o seu contato com o mundo.

Projeto Incluir
Diretrizes da Educação Inclusiva em Minas Gerais

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