sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Educação inclusiva e a integração escola/pais

Quando está na escola, a criança é o sujeito do processo de ensino-aprendizagem, porém esse processo deve continuar em casa, é necessário que haja uma estreita colaboração dos pais em casa, efetivando ações conjuntas e coordenadas de ambas as partes. A escola deve incentivar a participação das famílias no processo educativo, juntos eles podem promover situações complementares e significativas de aprendizagem. A troca de recursos, de estratégias e de impressões educativas devem ser fortalecidas apoiando-se numa entre ajuda. A escola deve promover projetos que envolvam os pais, para que eles queiram realmente fazer parte desse processo, como por exemplo, a escola de pais, que deve estar presente no PPP de cada escola. Nela, além de tratar das questões escolares, deve tratar de assuntos voltados para a articulação de projetos, utilização de recursos de forma a atender as variadas necessidades dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Devem promover debates, reflexões, troca de experiências, e criar propostas para a promoção do desenvolvimento global dos alunos por meio de práticas educativas efetivas. Através desse importante trabalho, aos poucos vão diminuindo a ansiedade dos professores e dos pais, em relação á aprendizagem dessas crianças na escola regular, vai havendo mais aceitação de ambos, quanto ás dificuldades enfrentadas pelos alunos e a percepção de que cada criança tem o seu tempo interno de aprendizagem. Como se pode perceber é imprescindível fortalecer esta inter-relação família/escola, pra que o processo educativo seja mais eficaz e duradouro na vida dessas crianças. É preciso que elas se sintam importantes, capazes e pertencentes na sociedade em que vivem.

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