quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

JOGOS UTILIZADOS EM MINHA TURMA DE AEE EM 2012


·        Jogo Trilha da leitura (Nesse jogo, joga-se o dado para saber quantas casas o jogador deve andar. Ao parar, ver o número da casa e pegar uma palavra no bolso correspondente a esse número. Número 1 são palavras de 1 sílaba, número 2 são palavras de 2 sílabas, número 3 são palavras de 3 sílabas e número 4 são palavras de 4 sílabas.Ao sortear o aluno deverá  ler a palavra, se acertar fica com a palavra e os pontos correspondentes ao número de sílabas. O jogo acaba quando um jogador chegar no ponto de chegada. Mas ele pode não ser o ganhador, pois para saber o verdadeiro ganhador todos devem somar os pontos correspondentes atrás da ficha de palavras. Ganha quem fizer mais pontos. (Atividades de adição).
·        OBS.: O banco de dados de palavras foi recortado pelos alunos na sala de aula.
·        Jogo Joaninha Continha

·        Nesse jogo cada aluno tira duas pintinhas da joaninha e realiza as operações de adição ou subtração (definir antes de começar). O aluno da vez deve resolver a operação no quadro, explicando o processo utilizado para os colegas. Se acertar a operação, o aluno ficará com os pontos representados pelos resultados das operações que acertou. No final, somar todos os resultados para encontrar a pontuação de cada um. Ganha quem fizer mais pontos.

·        Num segundo momento pegar todos os resultados das operações e fazer a representação dos mesmos no QVL.

·        Variações: Montar tabela de resultados do 1º, 2º 3º e 4º lugar; Fazer operações de subtração parra comparar a diferença entre os pontos do 1º e 2º lugar, entre o 2º e o 3º, etc.


·       Jogo Vamos contar?

Nesse jogo, os alunos aprendem a sequência numérica até dez, compreender o que é dezena e também associar número a quantidade. Os alunos devem colocar os ovos no ninho de acordo com a quantidade estipulada em cada um.


·       Jogo da Centopéia Alfabética
            Nesse jogo, os alunos devem completar a sequência do alfabeto e ler o mesmo e voz alta. Para grupos mais com melhor aproveitamento pode-se cronometrar o tempo de montagem. Ganha quem fizer em menor tempo. Cada parte do jogo é colada com velcro.(Esse eu copiei da net)



Nenhum comentário:

Postar um comentário