terça-feira, 3 de julho de 2012

PROJETO: CIRANDA DAS DIFERENÇAS – APRENDENDO COM OS ANIMAIS


PROJETO: CIRANDA DAS DIFERENÇAS – APRENDENDO COM OS ANIMAIS



JUSTIFICATIVA
Esseprojeto tem por objetivo estimular a aprendizagem aliada ao tema inclusãosocial, através de histórias de animais (fábulas modernas). Estas históriastrazem uma forma diferente de abordar esse tema, própria para as crianças. Essaabordagem faz com que nos coloquemos no lugar dos personagens durante aleitura. Para enriquecer ainda mais o tema, será trabalhado também aintertextualidade através de vídeos, músicas, atividades psicomotoras, artes,informática educativa, a oralidade, atividades de leitura e escrita, bem como,o raciocínio lógico/ matemático.
Enfim,esse projeto visa estimular a aprendizagem cognitiva, de forma lúdica eprazerosa, facilitando a formação de conceitos abstratos e desenvolvimento devalores, pois quanto mais a criança age, mais desenvolve as estruturas que lhepermitem dar significado ao seu comportamento e ás coisas.

COMPETÊNCIA

Desenvolverestímulos indispensáveis ao pleno desenvolvimento afetivo, desenvolvimento,socialização e demais estímulos referentes à aprendizagem.

HABILIDADES

  • Estimular a oralidade (relatos, debates, músicas, etc);
  • Ampliar o vocabulário;
  • Descrever os animais e o ambiente que vivem;
  • Perceber diferenças e semelhanças ente os animais e as pessoas;
  • Identificar diferenças individuais por meio de fábulas;
  • Respeitar as diferenças individuais;
  • Movimentar-se de forma variada imitando os animais: andando, rastejando, pulando, correndo, etc.;
  • Identificar e imitar o som dos animais;
  • Desenhar, pintar e modelar livremente os animais;
  • Fazer pintura coletiva e individual com as mãos e pinceis
  • Discriminar diferentes cores;
  • Interpretação de imagens;
  • Desenvolver a leitura e a escrita;
  • Utilizar a informática para realizar atividades variadas;
  • Iniciar a construção dos conceitos lógico/matemáticos.

DESENVOLVIMENTO

PARTE I

1- Apresentação do tema (Informática)

Iniciar o projeto apresentando umlivrinho em powerpoint que se chama “Os animais de estimação”. Fazer a leituraoral e de imagens, slide por slide explorando as imagens.Esse momentoproporciona, além da apresentação do tema, a motivação nos alunos,desenvolvendo a vontade de conhecer mais. È muito importante nesse momento,deixar que os alunos falem sobre suas experiências com animais, contem seusconhecimentos. Isso deve ser muito valorizado.
2- Bichonário

Apresentaraos alunos o bichionário, que são cartazes com animais seusnomes. Apresentar os cartazes e fazendo o questionamento: Que bicho é esse?Como ele é? Onde vive? O que come? Como nasce? Qual é a sua primeira letra? Quantas letras eupreciso para escrever seu nome? Quantas vezes abrimos a boca para falar seunome? Qual é o pedacinho que falamos primeiro? ...
Pedirpara que cada aluno escolha escondido um bicho e o imite para os outros colegasdescobrirem. Expor os cartazes na sala.
3- Musicalidade

Utilizara música: A Dança dos Bichos. Os alunosvão ouvir a música e depois cantá-la.

A Dança dos Bichos

Eliana

Essa é a dança dos bichos
Palma, pata, pé, pé, pé
Essa é a dança dos bichos
E aí, que bicho você é?
Dança passarinho
Dança perereca
Dança peru
Dança canguru
Dança bicho-grilo
Dança jacaré
Dança urubu
Dança chipanzé
Essa é a dança dos bichos
Palma, pata, pé, pé, pé
Essa é a dança dos bichos
E aí, que bicho você é?

É gato ou cachorro
Rato ou leão
Coelho ou tartaruga
Porquinho ou lobão
Perua ou barata
Pavão ou tubarão
É bicho da seda
Ou é bicho papão
Cama, cama, camaleão.
Essa é a dança dos bichos
Palma, pata, pé, pé, pé
Essa é a dança dos bichos
E aí, que bicho você é?
É gato ou cachorro
Rato ou leão
Coelho ou tartaruga
Porquinho ou lobão
Perua ou barata
Pavão ou tubarão
É bicho da seda
Ou é bicho papão
Cama, cama, camaleão
Essa é a dança dos bichos
Palma, pata, pé, pé, pé
Essa é a dança dos bichos
E aí, que bicho você é?

4-Trabalhando com jogos

Batata-quente com nomes de animais

Aosom de uma música a batata-quente passa de mão em mão. Quando a músicapara, o aluno que está com a batata na mão deve retirar da caixa o nome de umanimal, ler e mostrar para os colegas. O aluno que não conseguir ler pode pedirajuda aos colegas. Recomeçar a música e continuar a brincadeira até quando forde interesse da turma.

AS DEMAIS ATIVIDADES DESSE PROJETO SERÃO INSERIDAS NO BLOG POSTERIORMENTE

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