quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SUGESTÕES DE JOGOS QUE PODEM SER UTILIZADOS NAS TURMAS DE AEE

JOGO COOPERATIVO Características A ideia básica desse tipo de jogo é a união de todos os participantes contra um inimigo comum - o próprio tabuleiro -, que pode ser representado por um personagem do jogo. Geralmente, ele possui caráter simbólico - por exemplo, a missão de um grupo de príncipes de evitar que uma princesa seja capturada por uma bruxa malvada. Origem Remontam às atividades tribais e aos rituais mágicos de diversas sociedades antigas para combater um inimigo comum real (como a chuva) ou imaginário (como duendes). Por que propor Para os pequenos refletirem sobre a importância de coordenar ações em conjunto e compreenderem regras estruturadas. Como enriquecer o brincar ■ Ponha em debate, logo depois da partida, as decisões tomadas a respeito das jogadas executadas pelo grupo.
JOGO DA MEMÓRIA Características Como o próprio nome indica, ele requer boas estratégias de memorização dos integrantes para acumular pontos. Por que propor Para que os pequenos estabeleçam relações entre imagens e a posição no tabuleiro e, assim, desenvolvam estratégias de memorização. Como enriquecer o brincar ■ Discuta com a turma as estratégias para localizar as figuras no espaço, como a fixação de um ponto de referência e a observação do entorno de uma figura. ■ Converse com os pequenos ao término de cada partida para socializar as táticas usadas por cada jogador.
jOGO DO PERCURSO Características Também chamado de jogo de trilha, tem como objetivo chegar ao fim de um caminho, dividido em casas, de acordo com o que for tirado no dado. Por que propor Para os pequenos relacionarem as casas do percurso de acordo com a quantidade que sai no dado. Como enriquecer o brincar ■ Ajude a garotada a localizar o ponto de início e de término do tabuleiro. ■ Questione as crianças sobre a observação do jogo. Por exemplo: "Meu peão estava na casa 10 e tirei 5 no dado. Em que casa fui parar?"
FONTE REVISTA NOVA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário